Monserrate - A casa romântica de uma família inglesa

Holy places

Monserrate - A casa romântica de uma família inglesa

Monserrate - A casa romântica de uma família inglesa
de Maria João Neto 
Ed. Caleidoscópio
Neste regresso de férias, permitimo-nos um regresso ao passado de Monserrate para reparar uma injustiça e assinalar aqui a edição do livro  "Monserrate - A casa romântica de uma família inglesa”. 
Publicado no fim do ano passado pela editora Caleidoscópio, este livro de Maria João Neto é uma evocação da criação do palácio de Monserrate, como hoje o conhecemos, pelos Cook, e da forma como esta família o viveu, fazendo o ponto sobre todo o conhecimento disponível sobre este projecto romântico cuja importância cultural e patrimonial vai muito além das nossas fronteiras. 
A autora, reputada especialista em Património, é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e vice-diretora do ARTIS, o seu Instituto de História da Arte, dirigindo o curso de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro daquela Faculdade. Entre os seus trabalhos mais importantes estão as suas teses dedicadas ao Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória de 1840 a 1900, e à Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e a Intervenção no Património Arquitectónico em Portugal (1929-1960), estudos que não deixam de testemunhar e garantir a qualidade e a propriedade ex cathedra com que aborda Monserrate.
Outro motivo de interesse desta edição é estar esplendidamente ilustrada com imagens do Álbum Cook, que a nossa primeira Presidente e fundadora Emma Gilbert obteve, em boa hora, de Brenda, Lady Cook, e que testemunham o esplendor do interior do Palácio nos seus tempos áureos bem como momentos da vida dos seus proprietários nos períodos em que o habitaram.
A atenção de Maria João Neto pelo palácio não é recente, sendo a autora de um capítulo sobre o leilão de Monserrate de 1946 - no qual se dispersou o seu recheio -  num livro dedicado aos Leilões e Mercado de Arte em Portugal publicado em 2012 pela Editora Scribe.
A AAM não podia deixar de saudar esta obra, que vem assim alargar o aumentar o número de publicações dedicadas a Monserrate e à sua riqueza monumental e natural, na esteia de obras como o ‘Monserrate' de Glória de Azevedo Coutinho, publicado em 2013. Estes livros constituem aliados preciosos no cumprimento de uma das vertentes mais importantes do trabalho original da AAM, o da divulgação e partilha de conhecimento do palácio e jardins de Monserrate. De resto, tendo sido editado em duas versões, uma portuguesa e uma inglesa, este livro torna-se acessível a todos os nossos amigos, atendendo à natureza internacional da Associação.

Amigos de Monserrate
Associação Amigos de Monserrate Parque de Monserrate 2710-405 Sintra, Portugal
+351 91 675 80 11 info@amigosdemonserrate.com FB Twitter logo