MAAT - Visita guiada às Exposições do artista Vihls: “Prismas e Interferências” e “Culturas Urbanas Emergentes” | 28 de Abril , às 11h00

Museu da Arte, Arquitectura e Tecnologia
MAAT - Visita guiada às Exposições do artista Vihls: “Prismas e Interferências” e “Culturas Urbanas Emergentes” | 28 de Abril , às 11h00

A Associação Amigos de Monserrate (AAM) vai, mais uma vez, organizar uma Visita guiada ao Museu de Arte,  Arquitectura e Tecnologia (MAAT) no próximo dia 28 de Abril (5ª feira), às 11h00.

Esta Visita terá por tema principal as duas Exposições de Vihls, mencionadas em epígrafe, que têm tido uma enorme afluência de público.

O preço da Visita guiada é de 10€ por pessoa.

A fim de não se perder tempo, a Direcção da AAM está a pensar comprar os bilhetes do grupo com antecedência, pelo que se agradece que, quem estiver interessado em participar,  se inscreva, até ao próximo dia 27 de Abril, para os seguintes contactos:

Dinah Azevedo Neves - Tm:  969 337 124

Manuela Lopo Tuna - Tm: 916 758 011

 

Estaremos à vossa espera à entrada do Museu.

Agradecemos que cheguem 10 minutos mais cedo.

Contamos com a participação de todos!

 

Vhils — Prisma

Alexandre Farto, aka Vhils, apresenta ao público, no maat, uma proposta monumental e inesperada que recorre exclusivamente ao vídeo, uma linguagem que o artista português tem vindo a explorar mais recentemente. Prisma é uma exposição composta por um conjunto de imagens representando o quotidiano em nove metrópoles: Cidade do México, Cincinnati, Hong Kong, Lisboa, Los Angeles, Macau, Paris, Pequim e Xangai, onde o artista realizou, ao longo dos últimos anos, importantes trabalhos de arte pública.

Esta instalação de grande escala, com registos em câmara lenta projetados em ecrãs que transformam o espaço da Galeria Oval num convincente labirinto urbano, proporciona ao visitante uma experiência verdadeiramente imersiva, numa construção que manipula e distorce efeitos de espaço, escala e luz.

Desenvolvida num contexto global, anterior à crise pandémica, a instalação envolve-nos em ambientes banais em que a individualidade de cada cidade, assim como a identidade dos seus habitantes, se perde. Porém, ao percorrer estes espaços anónimos, os visitantes têm a oportunidade de recuperar a sua autonomia através de um distanciamento crítico que resulta num exercício de contemplação, introspeção e reflexão sobre um passado recente que nos parece, afinal, tão afastado.

https://www.maat.pt/pt/exhibition/vhils-prisma

 

Interferências

Culturas Urbanas Emergentes

A diversidade cultural que caracteriza a cidade de Lisboa não suaviza as muitas histórias de uma metrópole segmentada e antagónica. Interferências é uma exposição que afirma diferentes expressões da cultura urbana, explorando itinerários narrativos da cidade através de um diálogo que privilegia o museu enquanto espaço crítico, lugar de encontro entre várias comunidades e sensibilidades – as instaladas que o frequentam e as subalternizadas que o desconhecem –, ponto de partida para novos começos. O maat transforma-se, assim, em palco de utopias e lutas intemporais, de tensões emergentes, de histórias contadas e por contar.

Organizada em núcleos, a exposição aborda vários temas que estruturam o desenho da metrópole, gerando diálogos entre esse palco e os seus atores. São também estes temas que dão o mote a uma agenda de eventos que contribui para a narrativa de Interferências, parte dos quais se pretende que gerem contributos que integrarão a exposição, tornando-a um projeto dinâmico revelado ao longo dos seis meses em que estará patente ao público.

Procurando dar visibilidade a outras dimensões da cidade, Interferências coloca em diálogo obras de artistas contemporâneos que usam as ruas como contexto de expressão e experimentação e obras de coleções institucionais e privadas, dando relevo a narrativas alternativas que visam interpelar o público, convidando-o a refletir sobre que cidade, espaços urbanos e instituições artísticas e culturais podem ser construídas juntando novas vozes a esse processo.

https://www.maat.pt/pt/exhibition/interferencias