Visita Orientada à Exposição “Histórias de um Império” – Museu do Oriente, 3 de Dezembro

imagem do museu do oriente
Visita Orientada à Exposição “Histórias de um Império” – Museu do Oriente, 3 de Dezembro

É com muito gosto que vos informamos que no próximo dia 3 de Dezembro, sexta-feira,  às 15:00h, a Associação Amigos de Monserrate irá realizar uma visita orientada à Exposição  "Histórias de um Império" no Museu do Oriente.

O preço da visita, com guia do Museu, é de 7,00€ (entrada normal) e de 5,00€  (maiores de 65).

O número de participantes será de 15 (mínimo) a 25 (máximo).

Segue um pequeno texto relativo à Exposição que poderá ajudar-vos a tomar conhecimento do conteúdo da mesma:

Histórias de um Império

COLECÇÃO TÁVORA SEQUEIRA PINTO

A colecção Távora Sequeira Pinto documenta as profundas relações artísticas existentes entre Portugal e as culturas do Império Asiático.

Ao invés de outras colecções, igualmente focadas no Período dos Descobrimentos, geralmente mais especializadas numa ou noutra expressão plástica - como a porcelana chinesa, o mobiliário indiano, os marfins goeses ou as lacas japonesas - o acervo desta colecção documenta uma diversidade muito alargada de origens, tipologias e materiais. Por outro lado, os modelos europeus adoptados nas oficinas asiáticas também se encontram aqui representados. Será porventura este diálogo permanente entre o Ocidente e o Oriente, o que melhor caracteriza e identifica esta colecção.

Evitando uma leitura tradicional e redutora, nomeadamente de âmbito cronológico e geográfico, a exposição procura em oito núcleos diferentes revelar a riqueza e a complexidade da arte produzida nas redes criadas por Portugal, um pouco por toda a Ásia, num verdadeiro ensaio visual de que a colecção é notável.

Sendo a colecção Távora Sequeira Pinto uma colecção privada de grande visibilidade, com empréstimos a museus nacionais e internacionais para exposições, nunca, no entanto, foi objecto de uma mostra unicamente focada nas suas obras. Esta iniciativa, que inclui algumas das obras mais importantes das colecções do Museu do Oriente, irá certamente surpreender os visitantes e também reforçar o entendimento dos primeiros séculos da presença de Portugal na Ásia e as suas relações com a Europa daquele tempo.

Nuno Vassallo e Silva

(Comissário)

-----------

 

Lembramos que há uma Cafetaria e Restaurante no Museu que poderão utilizar no final da visita para confraternizarem.

Quem estiver interessado na visita é favor inscrever-se até 28 de Novembro, dirigindo-se a:

Dinah Azevedo Neves - Tm.  969 373 124 ou

Manuela Lopo Tuna  - Tm. 916 758 011

Contamos convosco!